Filmes de 2015

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

RESENHA: SUPERNATURAL, O LIVRO DOS MONSTROS, DOS ESPÍRITOS, DOS DEMÔNIOS E GHOULS

  

                                                                  • Editora: Gryphus
                                                                  • Autor: Alex Irvine
                                                                  • Tradução: Luiza Vilela
                                                                  • ISBN: 978-85-60610-50-1
                                                                  • Ano: 2010

                                                                  • Páginas: 220

Supernatural: O Livro dos Monstros, Espíritos, Demônios e Ghouls" é o companheiro ideal para a série criada por Eric Kripke. Para aqueles que acompanham Supernatural, será fácil identificar os monstros e demônios combatidos por Sam e Dean. Para quem ainda não conhece esse universo, esta é a oportunidade de mergulhar no terror e suspense que são cotidianos para os irmãos Winchester. O livro ainda inclui histórias e métodos para eliminar e se proteger de vários tipos de entidades. Há ainda um glossário com diversas ervas e suas utilizações no mundo sobrenatural. Outro anexo detalha os vários demônios e suas características.

Este livro incrível traz os surpreendentes relatos dos irmãos Winchester na busca incessante pelo Demônio dos Olhos Amarelos, o ser infernal que matou a esposa de John e Jéssica, namorada de Sam. O livro possui três narradores, em muitas partes nos deparamos com  o sarcasmo de Dean, e a objetividade de Sam... Mas a maioria do livro é narrado em terceira pessoa o que demonstrou algum impessoal, aleatório e universal.

                             

“Sam e Dean Winchester, a seu dispor. Nós somos caçadores. Despachantes de espíritos, carrascos de mortos-vivos e do sobrenatural. Somos temidos por demônios, metamorfos e bichos-papões de todos os tipos e tamanhos. Resumindo: primeiro encontramos os monstros, depois explodimos os desgraçados.”

Irvaine, traz toda a trajetória dos irmãos Winchester, as caçadas, as incertezas, as angústias e em muitos momentos o temor do desconhecido. O livro também traz algumas passagens do Diário de John Winchester com  páginas como se fossem scans do diário,  o único ponto negativo é  a fonte da letra que,  nesses trechos tenta lembrar a letra cursiva, o que em certos momentos dificulta a leitura, o livro também traz os exorcismos em latim e muitas outras coisas que nós fãs da série sempre tivemos vontade de saber mais ou até mesmo dominar algumas dessas técnicas de proteção contra as trevas, pois, este guia é um verdadeiro amuleto contra  as forças que lutam constantemente entre si. As ilustrações falam por si, são incrivelmente perfeitas, bem como, as páginas que mais parecem um manual consultado por muitos Hunters.

                                                 

O livro é dividido em 5 categorias: “Espíritos”, “Monstros”, “Ghouls, Mortos-vivos, etc.”, “Bruxas, Espíritos Familiares e Cães Negros” e “Demônios” e, cada uma das categorias existe a descrição da criatura, sua aparência, onde encontrar, como rastrear, lendas, rituais, e o principal, como matá-la. No decorrer do livro nos  deparamos com a maioria das situações que já passaram na série., afinal quem não se lembra dos metamorfos, a mulher de branco, ghouls e outros?
No posfácio um pequeno dicionário sobre ervas e seus poderes sobrenaturais, assim como, suas utilidades e sobre demônios e suas fraquezas.   complementam os ensinamentos do livro.....uma leitura para fãs e para quem quer conhecer a saga dos irmãos caçadores de seres do mal....uma leitura bastante importante.

                                       Sobre o autor

                                                Alexander C. Irvine

                                               

Alexander Christian Irvine nasceu em 22 de março de 1969 é um escritor americano de fantasia e ficção científica. Muitas de suas obras têm aparecido sob o nome mais simples "Alex Irvine.
Alex Irvine escreveu mais de trinta livros, tanto a sua própria ficção original (Buyout, The Narrows, Mystery Hill, uma dispersão de Jades) e obra licenciada para a Marvel, Hasbro, Warner Brothers, Fox, a Blizzard, Legendary, e outras empresas de entretenimento internacionais . Ele também escreveu histórias em quadrinhos (Daredevil Noir, Homem de Ferro: êxtase, Hellstorm, filho de Satanás: Equinox), jogos e animação. Os três jogos que ele está atualmente escrevendo - Marvel Avengers Alliance, War of Heroes Marvel, Marvel e PuzzleQuest - juntos somaram mais de 75 milhões de jogadores. Antes de deixar a escrever em tempo integral, ele passou seis anos como um professor de Inglês na Universidade de Maine. Um nativo de Ypsilanti, Michigan, ele vive em South Portland, Maine, com sua esposa e três filhos ... e dois cães, um pássaro, uma cobra e um peixe.

                                                            By Stela Bagwell

Fonte: Amazon, Just Livros, Livros de Elite

RESENHA O BESTIÁRIO DE JOHN GREGORY, O CAÇA-FEITIÇOS

                          

                                            O AUTOR

                                  


Joseph Henry Delaney, conhecido como Joseph Delaney,  nasceu em Londres em 25 de Julho de 1945, é um ex-educador e, atualmente, um autor de ficção científica e livros de fantasia.

Delaney aposentou-se de sua posição como um educador, a fim de dedicar suas energias na carreira de escritor em tempo integral. Ele mora em Lancashire, Inglaterra, com sua mulher.
Seus primeiros trabalhos foram escritos sob o pseudônimo de JK Haderack. Começando com a publicação do primeiro livro de As Crônicas Wardstone em 2004, publicados sob o seu verdadeiro nome, Delaney alcançou sucesso internacional narrando as aventuras de seu personagem principal, Thomas J. Ward. As Aventuras do Caça-Feitiço são publicados em 25 países: Reino Unido, EUA, Brasil, China, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Indonésia, Israel, Itália, Japão, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia , Sérvia, Espanha, Suécia, Tailândia e Turquia. As vendas das Crônicas ultrapassaram 1 milhão de cópias.
Delaney se aposentou do ensino após a publicação do segundo dos livros  crônicas de Wardstone e agora escreve em tempo integral.  Delaney se identifica muito com JRR Tolkien e Frank Herbert como dois autores que foram suas maiores inspirações.
Delaney tem três filhos e nove netos e compartilha o mesmo nome (incluindo o nome do meio) com o falecido Joseph H. Delaney, um escritor americano de ficção científica de vários livros e contos.

                      RESENHA: O BESTIÁRIO DE JOHN GREGORY, O CAÇA-FEITIÇOS

"Depois de percorrer todo o Condado por mais anos do que gostaria de se lembrar, e tê-lo defendido de fantasmas, sombras, ogros, feiticeiras e todo o tipo de criaturas que assustam à noite, John Gregory, o Caça-Feitiço, compartilha o conhecimento adquirido e registrado neste Bestiário. O livro contém descrições dos habitantes das trevas que encontrou, além de lições que aprendeu e erros que cometeu. O Bestiário de John Gregory, o Caça-Feitiço, assegura que as próximas gerações de caça-feitiços detenham o necessário para lidar com novas ameaças, perpetuem o aprendizado e sigam os passos de seu autor."

- O Bestiário de John Gregory, o Caça-Feitiço - O guia ilustrado sobre todas as criaturas do universo da série As Aventuras do Caça-Feitiço.

   

Eu sempre fui apaixonada por este tipo de leitura, eu já havia assistido ao filme O Sétimo Filho, porém, não conhecia a série de livros que compõe esta coletânea do britânico Joseph Delaney e, esses dias, passando por uma livraria me deparei com este bestiário,  e fiquei  super interessada,  comprei sem pensar duas vezes não me arrependi.

 

Primeiramente, gostaria de falar sobre a arte gráfica que compõe o livro, o que , para mim como leitora é semelhante ao  degustador quando aprecia a apresentação do prato, um quesito muito importante e, este livro suprimiu todas as minhas expectativas.....de capa dura envernizada com uma cor rubra, bastante sugestiva, no formato de um diário antigo, com letras góticas....a contracapa, assim como, todo o livro com as ilustrações realistas de Julek Heller...as páginas são organizadas a partir de um papel  áspero, característico de documentos secretos.

                                 

O livro é um guia sobre as criaturas  que o personagem da série John Gregory  enfrentou, como, magos, feiticeiras, ogros, demônios, espíritos elementais, entre outros. O livro é dividido em capítulos que tratam desses respectivos seres  e os capítulos de que mais gostei foram os que falavam sobre as diversas espécies de ogros e os que tratavam sobre espécies e características de feiticeiras , as ilustrações são bem originais, longe de qualquer idealização, com aquele estereótipo de bruxas horríveis, narigudas e verruguentas, peles ressecadas por séculos de existência, cabelo desgrenhado e toda aquela aura maligna personificada. A história se passa em um condado, provavelmente, no leste da Europa ( no livro o autor não traz informações objetivas sobre a localização exata do condado, mas faz algumas alusões à Irlanda e algumas ilhas da Grécia ), o que fica meio implícito a veracidade da história. John Gregory é o que podemos chamar de um Grimm dos tempos antigos e caça toda e qualquer criatura sobrenatural que ameça a vida nos vilarejos.
Este bestiário é uma publicação paralela às demais obras do autor que compõe esta série de livros que vem exatamente nesta ordem:

                           Série As Aventuras do Caça-Feitiço

O Aprendiz (The Spook´s Apprentice) - 2004 - Publicado no Brasil em 2008

A Maldição (The Spook´s Curse) - 2005 - Publicado no Brasil em 2009

O Segredo (The Spook´s Secret) - 2006 - Publicado no Brasil em 2009

A Batalha (The Spook´s Battle) - 2007 - Publicado no Brasil em 2010

O Erro (The Spook´s Mistake) - 2008 - Publicado no Brasil em 2012

O Sacrifício (The Spook´s Sacrifice) - 2009 - Publicado no Brasil em 2012

O Pesadelo (The Spook´s Nightmare) - 2010 - Publicado no Brasil em 2013

O Destino (The Spook´s Destiny) - 2011 - Publicado no Brasil em 2014

Eu Sou Grimalkin (Spook's - I am Grimalkin) - 2011

O Sangue (The Spook's Blood) - 2012

O Conto de Seres Rastejantes (Spook's - Slither's Tale) - 2012

Alice (Spook's - Alice) - 2013

A Vingança (The Spook's Revenge) - 2013

                                     Livros paralelos à série:

O Conto do Caça-Feitiço (The Spook´s Tale) - 2009

As Histórias do Caça-Feitiço - Feiticeiras (The Spook's Stories - Witches) - 2010

O Bestiário de John Gregory, o Caça-Feitiço (The Spook´s Bestiary) - 2010 - Publicado no Brasil em 2015

O Sétimo Aprendiz do Caça-Feitiço (The Spook's Seventh Apprentice) - 2014

                                                                     O FILME

                                              

O Sétimo Filho (Seventh Son) - 2014: Adaptação da saga "As Aventuras do Caça-Feitiço" - O Sétimo Filho é baseado no primeiro livro, "O Aprendiz". A história acompanha Thomas (Ben Barnes), o sétimo filho de um sétimo filho. Thomas tem o dom de ver aquilo que os outros não podem enxergar, ou seja, criaturas das trevas e outros seres. Ele é treinado por John Gregory (Jeff Bridges) para se tornar um Caça-Feitiço e combater as trevas. No elenco estão Julianne Moore, Olivia Williams, Alicia Vikander, Antje Traue, Djimon Hounsou e Kit Harington.

Distribuição: UNIVERSAL PICTURES

Direção: Sergei Bodrov

                                     Lugares Reais na Ficção

A casa mal-assombrada em O aprendiz realmente existiu! Quando criança, Joseph morou numa casa assim, em Preston, onde tinha um pesadelo recorrente. No sonho ele se via sentado em um tapete na sala enquanto a mãe tricotava. Então, começava a sentir um frio sinistro e, do depósito de carvão no porão, subia uma sombra que o levava à força para o escuro. E o que era mais assustador... seus irmãos tinham o mesmo pesadelo! A casa foi demolida por causa disso; portanto, ele jamais poderá voltar lá.
Em O Segredo, como nos outros livros, os lugares descritos saíram da imaginação do autor. Mas o túmulo no alto do sítio, conhecido como a Broa, é um famoso ponto de referência em Lancashire. Há 20 anos, o autor passou ali uma noite fria e enfrentou uma tremenda ventania. Caiu uma tempestade violenta nessa noite!
Em uma visita à escola do condado de Anderton, em 2004, Joseph Delaney prometeu a um grupo de crianças que incluiria a aldeia de Adlington em um futuro livro. Foi o que fez em O Segredo, e a alameda Babylon, ao lado da escola, é onde está situada a serralheria de Andrew, o irmão ficcional do Caça-Feitiço.

                           

Ao longo do livro John Gregory vai narrando como vem combatendo as trevas e as peripécias com seus aprendizes, particularmente sou meio suspeita pra falar sobre esse tipo de livro, pois, gosto muito de relatos sobrenaturais, mas este livro vale a pena ter na estante, até porque, esteticamente, ele é lindo!

                                                                  By Stela Bagwell

Fontes: Wikipédia