Filmes de 2015

domingo, 3 de janeiro de 2016

OS INTERTEXTOS CULTURAIS NA TRILOGIA O INFERNO DE GABRIEL PARTE I







  


" Facilis descensus Averni" ( É fácil a descida para o                                                                                   inferno.)

Primeiramente eu gostaria de falar um pouco sobre  a (o) autora (or), não existe muita informação e quase nada é divulgado a seu respeito, fica a dúvida até sobre  o sexo de quem escreveu livros tão poderosos, mesmo Reynard declarando-se um homem, eu acredito que se trata de uma mulher, pela sensibilidade com que executa seus romances. Sylvain Reynard é apenas um pseudônimo, nós leitores, sabemos apenas que Reynard é canadense, escreveu outros livros de não-ficção e tem um profundo conhecimento de arte, literatura, culinária, música, e, principalmente da cultura renascentista.
Sylvain Reynard interessa-se pelo modo como a literatura pode ajudar a explorar os aspetos da condição humana – o sofrimento, o sexo, o amor, a fé e a redenção. As suas histórias favoritas são aquelas cujas personagens fazem um caminho, seja físico seja espiritual, onde descobrem novos aspetos sobre si próprios. O modo como a arte, a arquitetura e a música podem ser usados para contar uma história ou para iluminar os traços de uma personagem também são foco da sua atenção.
Sylvain Reynard costuma usar o seu estatuto para divulgar algumas instituições de caridade como a Now I Lay Me Down To Sleep Foundation, WorldVision, Alex’s Lemonade Stand e Covenant House. Em 2011 foi semifinalista para Melhor Autor do Goodreads Choice Awards e, com o seu romance, semifinalista para Best Romance.

Já terminei estes livros há alguns dias e já ensaiava um post completo sobre a saga, juntamente com minha opinião, mas, como sempre, o tempo é escasso e  fui adiando a postagem, porém este tempo foi bom para que eu conseguisse assimilar tanta informação que os livros contém e preparar algo completo, mas não muito extenso, por isso resolvi dividir o post em duas partes.
Como vocês já devem saber, sou super fã de romances inteligentes, principalmente os eróticos, pois me identifico bastante, adorei os  livros desta trilogia: " O Inferno de Gabriel",  "O Julgamento de Gabriel", e  “ A Redenção de Gabriel “, fiquei totalmente apaixonada pelas personagens, e pela forma de escrita de Sylvain Reynard.

                                                          O INFERNO DE GABRIEL

                    
                                                     

                                                     Nome do Livro:  O Inferno de Gabriel
                                                      Série: Gabriel’s Inferno – Livro 1
                                                       Tradutor(a): Fabiano Morais
                                                       Autor(a): Sylvain Reynard
                                                       ISBN: 9788580411263
                                                       Páginas: 512
                                                       Editora: Arqueiro
                                                       Ano: 2013


SINOPSE:

Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites. O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados. Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer. Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir. Primeiro livro de uma trilogia, O inferno de Gabriel explora com brilhantismo a sensualidade de uma paixão proibida. É a história envolvente de dois amantes lutando para superar seus infernos pessoais e enfim viver a redenção que só o verdadeiro amor torna possível.

                      

É narrado em terceira pessoa, mas alguns pensamentos de Julia, expressos no texto, são destacados com uma letra diferenciada.

“- A ira é um dos pecados capitais – comentou ela e desviou o olhar para a janela, tentando aliviar a chama que ardia em seu corpo.  Ele riu com amargura. – Incrivelmente, tenho todos os sete. Não se dê ao trabalho de contar. Vaidade, inveja, ira, preguiça, avareza, gula, luxúria.” (p.56)

                                                          O JULGAMENTO DE GABRIEL

                                                           

                                                                  Editora: Arqueiro
                                                               ISBN: 9788580411850
                                                               Edição 1 / Ano: 2013
                                                               Páginas: 384

SINOPSE:

Eles estão vivendo uma paixão arrebatadora. Mas muitas pessoas são contra esse amor. Gabriel Emerson e Julia Mitchell se conheceram há muito tempo, quando ela ainda era adolescente, numa noite mágica e confusa. Mas, apesar de todo o sentimento que nasceu entre eles, no dia seguinte seus caminhos se separaram. Anos depois eles se reencontraram quando Julia começou o mestrado na Universidade de Toronto. Gabriel era um professor enigmático, sedutor e muito arrogante que a atormentava e perseguia. No entanto, o que mais fazia Julia sofrer era ele não se lembrar dela. Mas nem mesmo o insensível Gabriel é capaz de resistir à profunda conexão que existe entre eles e logo os dois embarcam numa tórrida paixão proibida. Com o fim do semestre e do curso ministrado por Gabriel, eles deixam de ser professor e aluna e enfim estão livres para viver seu amor. Ou pelo menos era o que pensavam. Após uma viagem romântica para a Itália, durante a qual Gabriel ensina a Julia todos os mistérios do prazer e, em troca, aprende com ela o significado do amor verdadeiro, os dois veem seus sonhos ameaçados. Duas denúncias junto ao Comitê Disciplinar da Universidade põem em risco o emprego de Gabriel e a carreira brilhante e promissora de Julia. Será que o professor vai ceder às ameaças ou irá lutar até o fim por sua amada? Será que essa paixão conseguirá resistir a um julgamento implacável? Na apaixonante sequência de “O inferno de Gabriel”, Sylvain Reynard constrói uma bela história de amor, da qual os leitores jamais se esquecerão.


                                                             A REDENÇÃO DE GABRIEL

                                                   

                                                               Título: A Redenção de Gabriel
                                                               Autor: Sylvain Reynard
                                                               Editora: Arqueiro
                                                               Número de Páginas: 432
                                                              Ano de Publicação: 2014

Professor Gabriel Emerson deixou seu cargo na Universidade de Toronto para embarcar em uma nova vida com sua amada Julia. Juntos, ele está confiante de que pode enfrentar qualquer desafio. E ele está ansioso para se tornar pai. Mas o programa de pós-graduação de Julia ameaça os planos de Gabriel, como as pressões de um estudante consomem tudo. Quando é dada a Julia a honra de apresentar uma palestra acadêmica em Oxford, Gabriel é forçado a confrontá-la sobre o tema de sua apresentação - pesquisa que entra em conflito com ele mesmo. E em Oxford, várias pessoas de seu passado aparecem, incluindo um velho inimigo com intenção de humilhar Julia e expor um dos segredos mais obscuros de Gabriel. Em um esforço para enfrentar seus demônios restantes, Gabriel começa uma jornada para descobrir mais sobre seus pais biológicos, iniciando uma cadeia de eventos que tem repercussões surpreendentes para si mesmo, Julia e sua esperança de ter uma família.

                         

                               AS PERSONAGENS PROTAGONISTAS

                                 Gabriel Owen Emerson:

Gabriel é o esteriótipo do homem belo e amargo, que não se permite ser feliz como uma punição por seus pecados. É descrito como um professor extremamente inteligente, doutor, especialista em Dante que estudou nas melhores universidades do mundo. Ex-alcoólatra e usuário de cocaína, possui um humor irritadiço e impaciente, bem como uma personalidade cruel e dominadora. Gabriel é um hedonista sensual, dono de dois penetrantes olhos azuis, olhos perscrutadores, frios e marcantes;

"  Ele tirou o suéter e ela foi apresentada com um vislumbre de seu peito e de alguns pelos por trás do colarinho aberto da camisa. O professor Emerson era sexy. O rosto atraente, e Julia imaginou que o que tivesse debaixo daquelas roupas também fosse."
                                                   

No primeiro livro, Gabriel é apenas uma sombra que vaga no mundo, atormentado pelos seus erros do passado, é um homem egoísta e esnobe. No segundo livro, Gabriel é atraído pela doçura e inocência de Julia, ele a reconhece como seu caminho para a  redenção e remissão de seus erros e arrogância. No último livro, Gabriel alcança sua bem-aventurança e desfruta da liberdade e da paz adquirida através de seu amor por Julia, sua Beatriz, que o guiou ao Paraíso.

                                     Julliane Mitchell

                                               

Fica bem evidente as características físicas, morais e psicológicas de Julia. Doce, sensível, virtuosa, inteligente, porém, meio desastrada, bondosa, honesta, virgem. Julia, em muitos momentos é reconhecida como uma verdadeira mártir, lançando discursos de caridade, perdão e misericórdia, o que atraí Gabriel. Julia é carregada de ingenuidade, que por muitas vezes soa até inverossímil. Principalmente em relação à sexualidade, é a típica mocinha sofredora e recatada, imbuída de um espírito nobre, inocente e frágil que necessita constantemente de proteção, porém, em momentos de tensão, apresenta uma força épica e um auto-controle sobre-humano. Julia posta-se como o ideal da companheira, afigura onipresente nos pensamentos de Gabriel, a unificadora de dois mundos opostos, o contraste entre a pureza e a vulgaridade feminina.

                                                 

                           PERSONAGENS SECUNDÁRIAS

Richard Clark - pai adotivo de Gabriel 

Grace Clark - mãe adotiva de Gabriel

Rachel Clark - irmã adotiva de Gabriel

Scott Clark - irmão adotivo de Gabriel

Paul Norris - amigo de Julia, é apaixonado por ela.

Tom Mitchell - pai de Julia

Sharon - mãe de Julia

Simon - ex-namorado e agressor de Julia

Crhista Patterson - aluna de Gabriel e rival de Julia

Professora Ktherine Picton - amiga de Gabriel, doutora especialista em Dante.

Paulina - ex namorada de Gabriel

Professor Pacciani - cúmplice de Crhista

Tammy - namorada de Scott

Nathalie - ex- colega de quarto de Julia

Debbie - mãe de Nathalie

Rebecca - governanta de Gabriel

Allison - ex-namorada de Paul

Professora Marinelli - Orientadora de doutorado de Julia

Professor Martin - Chefe do Departamento de Literatura Italiana da Universidade de Toronto

Professora Singer - ex-affair de Gabriel


Continua.....

                                                        By Stela Bagwell